O UEFA EURO 2016™ terá lugar em França de 10 de junho a 10 de julho. A Coca-Cola, o patrocinador oficial do evento, iniciou a contagem decrescente e está a preparar-se para um ano de eventos, artigos e entrevistas exclusivas nas redes sociais e no website da Coca-Cola Journey.  

Mais do que nunca, este incrível evento desportivo será realizado com base no espírito do desenvolvimento sustentável e da diversidade, dois dos valores chave da Coca-Cola. Antes do grande pontapé de saída, entre no espírito do torneio e aperfeiçoe os seus conhecimentos com estes dez factos essenciais. 

UMA COMPETIÇÃO AMIGA DO AMBIENTE

 

A UEFA está dedicada a minimizar o impacto ambiental do UEFA EURO 2016™ e pretende aplicar a estratégia dos 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar). 80 dos 6500 voluntários do evento estarão encarregues de assuntos associados à eliminação e transporte de resíduos. O programa tentará otimizar o consumo de água e de energia e aumentar a consciencialização tanto entre o grande público como junto dos colaboradores da UEFA. Irá ainda promover as viagens "responsáveis", com a compensação das emissões de carbono para os voos e o lançamento de uma eco-calculadora para encorajar os espectadores a escolher o meio de transporte o menos poluente possível.

ESTÁDIOS DE NOVA GERAÇÃO

©A recolha das águas pluviais permitirá uma rega responsável dos relvados. Iron Stuffy | fotolia.com

Os jogos desta competição terão lugar em dez estádios, sendo quatro destes novos e cinco renovados. Estes projetos foram desenvolvidos em conformidade com os requisitos legais em termos de desenvolvimento sustentável e respeitam o desejo dos organizadores de promover um torneio que respeite o ambiente.

Os novos estádios em Bordéus, Lille, Lyon e Nice contarão com um novo sistema de energia renovável com recurso a painéis solares e serão implementadas medidas de redução de resíduos. Em termos de gestão de água responsável, a maioria dos estádios estará equipada com sistemas de recolha de águas pluviais para rega dos relvados e abastecimento dos sanitários.

FRANÇOIS HOLLANDE ESCOLHEU O SEU 11 TRICOLOR

©Aurélien Meunier | Getty Images. François Hollande (esquerda) e Michel Platini (direita), dois presidentes unidos por um projeto.

Durante a final da Taça da França no Stade de France, em maio último, François Hollande anunciou a criação de um novo e excecional coletivo, batizado de 11 Tricolor. Este comité irá reunir uma vez por mês para organizar eventos públicos envolvendo temas associados com o UEFA EURO 2016™.

Todas as temáticas serão abrangidas, desde a juventude à tecnologia digital, cultura, pessoas portadoras de deficiência, desenvolvimento sustentável, emprego, turismo e economia. Quer se trate dos meios de comunicação social, do mundo desportivo, associativo, ou empresarial, cada interveniente representará o compromisso da França para com este evento de enorme relevância. 

UM TORNEIO SEM TABACO

©Perry | fotolia.com. O UEFA EURO 2016™ diz não ao tabaco!

Como parte do programa "RESPEITE a sua Saúde da UEFA", os jogos da competição serão realizados num ambiente não fumador. A proibição de fumar durante os jogos será alargada às áreas envolventes dos estádios e será recrutada uma equipa especial de 110 voluntários para garantir que esta regra é respeitada. Esta medida envia uma forte mensagem para os jovens e tem como objetivo principal proteger os fãs e os colaboradores contra o perigo do fumo passivo. 

A MASCOTE OFICIAL DO UEFA EURO 2016™

 O leão Willie foi a primeira mascote do Campeonato do Mundo e data de 1966, mas o campeonato UEFA EURO™ só adotou uma em 1980. A mascote de 2016 é um rapazinho apaixonado por aventuras, com uma capa e superpoderes. Simultaneamente divertido e simbolismo de valores positivos, vai certamente agradar aos mais jovens. 

 

 

 

 

DAVID GUETTA NOS PALCOS DO UEFA EURO 2016™

©Jeff Kravitz | Getty Images. David Guetta vai levar o Stade de France ao rubro

O mais famoso Dj francês foi nomeado embaixador musical da competição pelo presidente da UEFA, Michel Platini. David Guetta será responsável não só pela criação da música oficial do torneio, como também pela música de todo o evento. Irá apresentar um fantástico espetáculo de abertura em Paris no dia 09 de junho de 2016 que promete ser... elétrico!

GIBRALTAR À CONQUISTA DA EUROPA

©Alex Tihonov | fotolia.com. O famoso Rochedo de Gibraltar, uma terra de futebol em crescendo

Pela primeira vez na sua história, Gibraltar, o enclave britânico no sul da Espanha, chegou à ronda de qualificação para o campeonato de futebol da Europa.  Ao fim de um século de “jogos amigáveis”, a equipa deste pequeno território, composta maioritariamente por jogadores amadores, está finalmente a jogar entre os grandes.

Por enquanto, lanterna vermelha do seu grupo após uma série de esmagadoras derrotas, Gibraltar já demonstrou ter espírito combativo. É o início de um novo capítulo e uma oportunidade de ouro para conseguirem jogar numa competição de topo - será que conseguem? 

JOGO DE TRIBUTO A COLUCHE

 No dia 18 de junho de 1986, o ator e cómico francês Coluche foi morto num acidente de motorizada em Opio, nos Alpes Marítimos. Michel Platini anunciou que o UEFA EURO 2016™ prestará homenagem ao humorista para assinalar o 30º aniversário da sua morte.

Um Euro de cada bilhete vendido para o jogo da seleção francesa no estádio Pierre Mauroy, a 19 de junho de 2016, será doado à Fundação Coluche. Uma forma de o presidente da UEFA, que participou na gravação da canção solidária "La chanson des Restos" em 1986, associar o mundo do futebol a uma causa que lhe é próxima há muitos anos.

20 000 CRIANÇAS CONVIDADAS A ASSISTIR AOS JOGOS

©Natalia Vintsik | fotolia.com. Há algo melhor do que um jogo de futebol para trazer um sorriso ao rosto de uma criança?

"Para os fãs, pelos fãs."  É este o lema das Embaixadas de Fãs que estarão mais uma vez implementadas durante o UEFA EURO 2016™.  Este programa é estabelecido para acolher nas melhores condições os fãs do futebol provenientes de todos os quadrantes, respeitando as suas culturas e diferenças. Serão empreendidos todos os esforços para os receber e os ajudar: uma linha de assistência 24 horas, guias sobre as cidades anfitriãs e assistência na eventualidade de disputas. Os voluntários estarão presentes para assegurar que a competição decorre o melhor possível fora do relvado, num ambiente divertido e seguro.  

FÃS EMBAIXADORES

©Riccardo Piccinini | fotolia.com. Há tanta paixão nas bancadas como no relvado

Em março de 2015, a UEFA lançou a sua Fundação para as Crianças, que apoia projetos em todo o mundo e irá, obviamente, desempenhar um papel ativo no UEFA EURO 2016™, com o seu programa 20 000 Sorrisos. Com o apoio das cidades anfitriãs, os organizadores doarão 20 000 bilhetes a crianças de meios desfavorecidos para poderem assistir a um jogo. A UEFA reafirma assim o seu desejo de ver o futebol desempenhar um importante papel social e encorajar o acesso ao desporto aos mais desfavorecidos. É um programa repleto de esperança que irá tornar realidade os sonhos de muitas crianças.