Tu, que começaste a andar de skate há pouco tempo. Ou tu, que queres aprender e vais começar agora. E tu, que até te safas, mas queres aprender mais umas manobras. Este artigo é para vocês. Para que consigas evoluir e seres o Tony Hawk, é preciso realizares na perfeição as manobras que aqui te apresentamos. Tens é que dar tempo ao tempo e treinar muito! Portanto, pega no teu skate, no equipamento de segurança e começa a praticar!

Em primeiro lugar, esquece os truques

Em primeiro lugar, esquece os truques

De nada vale treinares manobras radicais se mal te pões em pé em cima do skate. Não podes esperar que faças um ollieperfeito sem antes aprenderes o básico do básico. Por isso, primeiro, mantém-te sobre a tábua e tenta perceber se és regular footgoofy foot ou mongo foot. Confuso? Nós explicamos. Regular foot significa que o teu pé esquerdo fica à frente do direito. Já posição goofy foot indica precisamente o contrário, ou seja, que é o teu pé direito que fica à frente. Por último, a mongo foot é a forma mais incomum, porque utiliza o pé frontal para empurrar. O importante aqui é saberes que não existe posição certa ou errada, mas sim aquela que preferes e te deixa mais confortável. Depois, tenta andar sempre a direito, experimentando alterar posições, aprendendo a virar e a parar. Mas lembra-te: mantém sempre o equilíbrio.

Manual Básico

Manual Básico

©Photo credit: Kenny Holston 21

Começamos então com uma manobra que te vai ajudar a ganhar equilibro, força e coordenação, o Manual (neste caso, o Básico):

  • Dá um impulso para a frente, colocando o pé que está atrás na ponta do skate. Continua em frente.
  • Flexiona os joelhos. Enquanto segues para a frente, certifica-te que os teus joelhos estão levemente curvados.
  • Coloca o peso para o pé traseiro e inclina-te para a frente, mas devagarinho. Por esta altura, as rodas dianteiras já devem estar levantas devido à pressão no pé de trás.
  • Cuidado! Não te inclines demasiado para trás, se não, podes acabar por cair de costas.
  • Mantém o equilíbrio. A esta altura do campeonato, já deves estar a andar com a dianteira do skate no ar. Não estás? Então, pratica… muito!
  • Empurra o pé da frente para baixo – só assim é possível terminar corretamente. Coloca lentamente o peso do pé de trás para o da frente. A posição do teu corpo deve regressar à normalidade para que o skate volte a pisar o chão.

Ollie

Ollie

©Photo credit: danigutib

E que tal aprenderes agora a executar na perfeição uma manobra “base” para futuros saltos mais complicados? Falamos do Ollie, claro. Então, faz o seguinte:

  • Posiciona o pé frontal – imaginando que é o esquerdo – mais à frente e de forma centralizada na tábua (entre os parafusos está perfeito). O pé de trás – o direito – deve estar fixado na cauda do skate e o calcanhar suspenso sobre a ponta.
  • Se queres um ollie mais alto, o teu pé esquerdo deve estar posicionado mais para trás. Para realizar um ollie mais baixinho, coloca-o mais à frente.
  • Dobra os joelhos como se te fosses baixar. Concentra o peso nos calcanhares quando estiveres na posição de agachamento.
  • Salta para cima com o pé da frente e depois com o pé de trás. Nesta fase estás oficialmente a começar o ollie.
  • Salta com o skate e, simultaneamente, empurra o pé para baixo na parte de trás da tábua. É este o movimento que te vai dar gás para saltar!
  • Ergue os joelhos em direção ao peito enquanto saltas.
  • Alinha o skate. A tua tábua deve estar horizontalmente alinhada com o chão.
  • Caí com os dois pés ao mesmo tempo sob a tábua. Mas cuidado, os pés devem ficar mais próximos das extremidades do skate (perto dos parafusos).  Para ajudar, dobra um pouco os joelhos.

Continua a praticar porque esta é a manobra base que te vai ajudar a evoluir para as outras que tanto vês em filmes e vídeos de skate.

Kickflip

Kickflip

©Photo credit: Frank Boston

Agora que já sabes fazer o ollie, está na altura de aprenderes o kickflip. Toma nota e vem daí:

  • Posiciona corretamente os pés. O pé da frente deve ficar atrás dos parafusos da tábua, apontamento ligeiramente para a frente. O pé de trás deve ficar na cauda do skate.
  • Ollie! Como já te ensinámos a fazer esta manobra corretamente e como já treinaste (assim o esperamos!), agora faz novamente, mas ainda mais alto. A altura vai dar tempo para completar o kickflip.
  • Desliza com o pé da frente para mover o skate. Presta atenção a este passo: enquanto estás no ar, desliza com o pé da frente em direção ao calcanhar, na extremidade lateral do skate. Mexe a perna e tira-a de cima da tábua. Empurra a extremidade lateral com a ponta do pé. O skate vai girar!
  • Pega no skate. Primeiro, pisa o skate com o pé que está atrás, empurrando-o para o chão. Depois, repete o mesmo procedimento com o pé da frente.
  • Dobra os joelhos quando aterras. Controla o movimento.

Não desanimes caso não consigas realizar o kickflip nas primeiras tentativas. É perfeitamente normal! Apenas te podemos dizer: pratica, pratica e… pratica!

Pop Shove-It

Pop Shove-It

©Photo credit: brett hiltz.

E se conseguisses realizar uma volta de 180 graus no ar em cima do skate? Era mágico, não? Então, aprende agora o Pop-shove it:

  • Posiciona os pés. O pé frontal deve estar ficado entre os parafusos, tal como o ollie. Por sua vez, o pé de trás tem que estar na ponta da cauda do skate.
  • Dobra os joelhos. Curva-os para ganhares impulso para o salto. É preciso estares no ar tempo suficiente para que o skate dê uma volta de 180 graus. Dobra também o resto do corpo.
  • Empurra o skate. Utiliza o teu pé de trás para fazer força de modo a que o skate suba. À medida que sobes, impulsiona-te para a frente, mesmo na direção onde o skate estiver a rodar para conseguires acompanhá-lo. Resultado? Um volta de 180 graus no ar. Para empurrar a parte de trás do skate o teu pé deve ir para baixo e para trás.  
  • Mantém-te sobre o skate. Faz com que gire e, se for necessário, utiliza o teu pé direito para estabilizá-lo.
  • Pega o skate com os teus pés após a volta de 180 graus. Curva ligeiramente o corpo para suavizar o impacto.
  • Acaba em beleza. Mantém-te a meio do skate com equilíbrio.

Agora, dá gás ao teu skate com estas manobras!