O UEFA EURO 2016TM já está aí e são milhares os aficionados de futebol que se dirigem aos estádios em França, sede do campeonato, para assistir aos jogos das 24 seleções. Mas já reparaste nos vários adeptos presentes? Não? Não sabes que tipo de adepto és? Então este artigo é perfeito para ti.

Identificámos 5 tipos de adeptos presentes nos mais variados estádios. Alguns são fãs de futebol que adoramos, outros que detestamos, e existe ainda os que adoramos detestar! Com qual te identificas?

O Treinador de Bancada

És daqueles que achas que sabes mais do que o selecionador nacional e que terias uma exibição melhor que a do Cristiano Ronaldo? Jogas PES e isso faz com que sintas que tens toda a base necessária para ditar as melhores táticas futebolísticas. Estás constantemente a gritar para os jogadores que se movam para a esquerda, para a direita, que avancem, que recuem, que marquem. Como se te ouvissem… Ficas irritado porque o guarda-redes lançou-se para a esquerda e era mais que evidente que a bola ia para a direita, estava-se mesmo a ver! Achas que a tua equipa teria ganho o jogo se a tática utilizada pelo treinador fosse a tua, obviamente que o 4-4-2 era mais eficiente que 3-5-2. Identificas-te? Então tu és o típico Treinador de Bancada!

O Esfomeado Tradicional

Antes de qualquer jogo, há que reunir a família no parque mais próximo para se fazer a merenda. Chegas várias horas antes e carregadíssimo. Levas as geleiras com as bebidas refrescantes, o frango assado, as batatas fritas, os tremoços, a fruta cortada, os talheres, pratos e copos de plástico. Levas inclusive a toalha e a cadeirinha de dobrar. Só assim te sentes preparado para enfrentar o jogo. Depois do lanche, arrumas tudo. Mas sabes que é necessário ir prevenido. Fazes um saquinho com as sobras e dois pêssegos. Chegas ao estádio e não te deixam entrar com comida. Aceitas, mas ficas triste. Vais logo comprar umas pipocas, não vá a fome atacar! Na realidade, pouco vês o jogo, porque queres que todos tenham algo que comer. E que não falhe o guardanapo! És assim? És um Esfomeado Tradicional.

O Fã-shionista

Para ti, apoiar a seleção requer toda uma preparação a nível visual. Normalmente és poupado e não compras roupa de marca porque parece-te ridículo pagar tanto por uma t-shirt com um logotipo. Mas a equipa do teu país é importante. E, por isso, estoiras todo o dinheiro que tinhas amealhado em maquilhagem à prova de água, perucas das cores do teu país, t-shirt oficial do teu jogador favorito, etc. O teu principal objetivo é ser captado pelas câmaras para que todos te vejam. Vibras quando outros adeptos tentam tirar fotos contigo devido ao teu look extravagante? Então informamos-te que és um verdadeiro Fã-shionista!

O Fanático Teimoso

A tua seleção é certamente a melhor de todas e nunca joga mal. Se a tua equipa perde é porque o árbitro roubou, porque o penalti não foi marcado ou porque a jogada do adversário não foi anulada. Por vezes, até o estado do relvado afeta o resultado do jogo, na tua opinião. Parece-te até que alguém deturpou as dimensões da baliza. Está evidentemente demasiado baixa. Se assim não fosse, era golo. Claro! Na realidade, passas o jogo todo a teimar com alguma coisa. E certamente terás sempre razão. A tua equipa é a maior e o resto é que está sempre contra ti? Então tu és o Fanático Teimoso!

O Alienado Social

Tu até gostas de futebol e da seleção nacional, e por isso vais ver o jogo ao estádio, não é? Hum… Admite. A principal razão para quereres ir assistir ao vivo é porque queres mostrar a todos os teus seguidores que estiveste presente nesse momento tão popular… Não conseguiste ver o grande golo da tua equipa porque estavas muito preocupado em captar o momento para partilhar no Facebook? Também não conseguiste ver o golo que se seguiu da outra equipa porque estavas a verificar quantos gostos tinha a tua foto no estádio? Pois, és um Alienado Social!

O futebol é um desporto apaixonante que move muitas pessoas e quase sempre conseguimos encontrar vários tipos de adeptos quando vamos aos estádios. Com qual te identificaste?