Amantes de surf: este artigo é para vocês. Sabemos que viajam e procuram constantemente por aquela onda especial, desafiante e inesquecível. Mas não precisam de ir até a Meca do surf, que é Banzai Pipeline no Hawaii, a Mavericks na Califórnia, ao Bali na Indonésia, à Gold Coast na Austrália, nem mesmo a Hossegor em França. Têm o paraíso do surf mesmo à porta de vossa casa.

De Norte a Sul do país, quer sejas o McNamara do surf ou o típico surfista da banheira, a Coca-Cola dá-te uma ajuda para escolheres a tua próxima praia para surfar.

P.S – Considera os seguintes níveis: 1 é “muito fácil” e 4 é “muito difícil”.

A maior onda do mundo

Nível: 4 – só para os mais corajosos!

Motivos não faltam à Nazaré para merecer a preferência de (praticamente) todos os surfistas! A Praia do Norte começou a ficar nas bocas do mundo graças a Garrett McNamara, que surfou em 2011 aquela que foi considerada a maior onda do mundo com 30 metros. No entanto, foi por 3 metros que o francês Benjamin Sanchis bateu o recorde mundial.

Mas o que torna esta praia tão diferente e especial? Conhecida pelas suas ondas incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno do “Canhão da Nazaré”. Explicações científicas à parte, esta formação geológica cria ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa.

Desafiante? Sim. Memorável? Sem dúvida! Atreves-te a experimentar?

O tubo perfeito

 

Nível: 3 – com cuidado!

Peniche é sinónimo de mar, de pesca e surf. Esta zona é especialmente adorada pelos turistas devido às suas praias, de onde se destaca uma por ser considerada um verdadeiro paraíso para qualquer surfista.

A Praia do Medão, mais conhecida por Supertubos, faz jus ao seu reconhecimento. As suas ondas são mundialmente famosas por serem consideradas os melhores “tubos” dos mares europeus. Só para teres ideia, alguns surfistas chegam a denomina-la como a “European Pipeline”! É por estas razões que a praia recebe, todos os anos, o campeonato mundial de surf.

De que estás à espera para mergulhar nos melhores tubos da Europa?   

A Reserva Mundial de Surf

Nível: 1/4 – Ondas para todos os níveis – do surfista de banheira ao “pró”!

Sabias que a Ericeira tem o estatuto de Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do mundo? É verdade, esta pequena vila piscatória distingue-se das restantes e nós explicamos porquê. São nada mais, nada menos que sete ondas distribuídas ao longo de quatro quilómetros da costa portuguesa, que tornam a Ericeira numa verdadeira atração para os fãs de surf, quer sejam amadores, iniciantes ou profissionais.

Como vês, tens muito por onde escolher: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e S.Lourenço. Com ondas grandes ou pequenas, longas ou curtas, estas praias servem para agradar a todos os gostos.

Sugerimos um almoço numa esplanada a saborear uma excelente Marisqueira da vila com uma Coca-Cola bem fresquinha!

A Costa Vicentina

Nível: 1 – não há desculpas!

Já todos sabemos que o Algarve é a zona de eleição para passar umas boas férias de verão e aproveitar aquilo que o sul de Portugal tem de melhor para oferecer. Sabes que existem várias praias excelentes para o surf, mas, no meio de tantas, sentes-te perdido e queres uma ajuda?

A Bela Carrapateira, situada na costa ocidental do Algarve, é dona da Praia do Amado. Enorme e com um areal isolado, esta praia é conhecida pelas suas ondas consistentes de reduzido tamanho quando comparadas com as outras que aqui te apresentamos. É, também, por esse motivo que é tão adorada pelas escolas de surf. Como vês, é a praia perfeita para dares os primeiros passos nesta modalidade.

Portanto, se ainda não começaste, começa… já!

A praia dois-em-um

Nível: 3 – para os destemidos!

Praia da Baía, situada em Espinho, agrada a todas as famílias e amigos. Porquê? Porque tem um paredão que separa dois tipos de mar: um mar sem ondulações, especialmente destinado às pessoas que preferem um ambiente mais calmo, de um mar agitado,com ondas perfeitas para a prática do surf.

A verdade é que Espinho se tem vindo a tornar um grande centro de campeonatos e competições desportivas, mesmo internacionais. Para além disso, é uma zona adorada pelos turistas pelas inúmeras atrações e animação que tem.

Em relação à praia, já sabemos que lado vais preferir estar!

Este verão deixa-te levar pela corrente e mergulha nas melhores ondas de Portugal!