Se és daquelas pessoas que adora embarcar em novas aventuras e experimentar desportos radicais, então este artigo é para ti. Para terminares as tuas férias em grande estilo, propomos-te cinco desportos radicais que poderás praticar de norte a sul do país.

BTT

Bicicleta todo-o-terreno, um bom trilho para percorrer e uma belíssima paisagem da natureza. Para ti existe algo melhor? Se não, então és, sem dúvida, um apaixonado por bicicleta. Para começar, queremos dizer-te que… sim, em Portugal existem bons locais para praticares este desporto. Não acreditas? Nós mostramos.

  • Manteigas: Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, no Concelho de Manteigas, tens ao teu dispor um território privilegiado para a prática do BTT. Palco de várias competições nacionais e internacionais, Manteigas é um verdadeiro deslumbre para os amantes desta modalidade desportiva.
  • Proença-a-Nova: A Praia Fluvial da Fróia, inserida numa vila portuguesa no distrito de Castelo Branco, tem um percurso repleto de aldeias típicas de xisto e outros recantos naturais que tornam o trajeto de BTT ainda mais agradável.
  • Batalha/Pia do Urso: Destinada a qualquer tipo de praticante de BTT, a rede de percursos da Batalha, no Concelho de Leiria, é reconhecida a nível nacional pela sua qualidade.

Aproveitamos a ocasião para te propor um desafio: testa os teus limites a pedalar, a solo ou em grupo e atreve-te a participar na mais longa e dura prova de BTT do mundo, a POWERADE MADRID-LISBOA. Ficaste curioso? Então, espreita este artigo e descobre como é a corrida dos super-heróis do BTT. As inscrições terminam no dia 2 de setembro

PARAQUEDISMO

PARAQUEDISMO

©Photo credit: ground.zero

Preferes a adrenalina das alturas, a paisagem do céu e das nuvens e um nervosinho na barriga? Se sim, a nossa sugestão é o paraquedismo. Sozinho ou acompanhado com amigos, esta experiência é sempre incrível, diferente e desafiadora. Em Portugal, escolhemos alguns sítios onde podes experimentar e levar a tua liberdade ao extremo!

  • Aeródromo de Évora: Na Escola e Centro de Paraquedismo – Aeródromo de Évora, é possível usufruir de uma experiência única pelo céu do Alentejo, observando paisagens magníficas.
  • Fly4Fun, Figueira dos Cavaleiros: Desde Saltos Tandem (salto de paraquedas assistido por um instrutor), Cursos de Paraquedismo e Vouchers de Oferta, a Fly4Fun permite-te ter o mundo aos teus pés… literalmente!  

PAINTBALL

PAINTBALL

©Photo credit: Justin Capolongo

Diversão e animação com amigos. Que mais podes pedir? O Paintball é, sem dúvida, um dos desportos de eleição entre os jovens. É um desporto que exige muita atenção, movimento e rapidez para escapar aos ‘inimigos’! Estás preparado? Convida os teus amigos e desfrutem de uma tarde repleta de emoções em alguns destes locais:

  • Portugal Aventura: A apenas 7 km de distância do centro de Lisboa e com cerca de 20 anos de experiência, o Portugal Aventura organiza eventos de lazer, programas de team building para empresas e jogos de paintball. Localiza-se no interior do Parque de Campismo de Lisboa, em Monsanto.
  • Arrábida Aventuras: É no coração da Serra da Arrábida que a Arrábida Aventuras te proporciona momentos inesquecíveis de convívio. Se não és perito, não te preocupes, porque as atividades contam com diferentes graus de dificuldade e são sempre acompanhadas por monitores.
  • Mega Paintman, Parque Aventura: No campo Santa Maria da Feira (S.M.Feira), a apenas 25 minutos do Porto, tens à tua disposição um local com zona de lazer privada, sem confusões. 

KITESURF

KITESURF

©Photo credit: amira_a


Para ti, a experiência ideal passa por sentir a adrenalina dentro de água? Adoras os desportos aquáticos no meio do mar e das ondas? Então, és como um ‘peixe na água’! Temos uma sugestão incrível para ti: o Kitesurf. Mas calma: não é só chegar à praia, agarrar no kite, colocar a prancha nos pés e saltar para a água. Há muita técnica para aprender, mas é por isso que existem as escolas. Boa sorte e… que o vento esteja sempre a teu favor!

  • PenicheKite & SurfCenter: Todos sabemos que ondas combina na perfeição com Peniche. Por isso, nada melhor que aprenderes esta modalidade desportiva no melhor mar da costa oeste.
  • Waves4Life: É com todo o estilo que a Waves4Life dá aulas de Kitsurf, Stand Up Paddle e Surf. Podes obter um curso completo ou uma formação individual com professor particular. O importante aqui é divertires-te dentro do mar da Costa da Caparica!
  • Kitesurfway: Com reconhecimento a nível nacional e internacional, a Kitesurfway conta com cerca de 15 anos de experiência e ensina vários níveis desta modalidade desportiva: para iniciados, intermédios, independentes e avançados. 

ESCALADA

ESCALADA

©Photo credit: taquiman

Se preferes ter os pés bem assentes na terra, a escalada é uma excelente opção. E não, não é só subir pelas paredes. É preciso ter muita força, resistência e condição física. Por isso, começa a treinar!

  • Gerês: O Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais especificamente a Fraga da Meadinha, não deixa de despertar curiosidade aos mais experientes e corajosos. Um local com uma paisagem de cortar a respiração e uma cascata adjacente é a nossa sugestão.
  • Sintra: Sintra é, sem dúvida, um destino único com paisagens magníficas. Mas sabias que é também um local ótimo para praticar este desporto? No Parque Natural Sintra-Cascais é possível praticar a escalada de bloco (ascensão de blocos rochosos).
  • Loulé: O destino de eleição que te apresentamos no sul de Portugal é Rocha da Pena. Como fica no Algarve, no final da tarde podes deslocar-te até uma praia e dar um mergulho para refrescar!