Quando parecia que estava tudo inventado no mundo do desporto, chegam os desportos híbridos: combinações de duas ou mais disciplinas (em algumas ocasiões, muito distintas entre elas) com as quais obtemos os benefícios das várias atividades ao mesmo tempo. Por isso, têm surgido nos centros desportivos e há alguns anos, disciplinas tão curiosas como AcroYoga (mistura de Yoga e acrobacias no chão ou com tecidos), o Body Balance (que combina os benefícios do Pilates, Yoga e Tai-Chi) e o Piloxing (uma mistura de Pilates e Boxe).

Outra forma de sair da rotina das nossas atividades do dia-a-dia pode ser retirar um desporto do seu meio natural: por exemplo, encontramos o SUP ou Pilates sobre uma prancha de surf, o longboarding (no qual a técnica do surf se aplica ao asfalto) ou o aquaspinning, no qual as bicicletas são parcialmente submersas para jogar com a resistência da água nas nossas pernas.

As opções são infinitas e as vantagens inúmeras e muito diferentes de acordo com as combinações que fazemos: é impossível não encontrar um desporto à sua medida com todas estas possibilidades! Nós selecionámos cinco.

Os benefícios da água e o Pilates unidos num só

O Pilates sai da sua sala tradicional para subir a uma prancha de surf. Se por si o método Pilates exige um bom controlo corporal e de equilíbrio, o facto de ser praticado sobre as ondas fará aumentar esta dificuldade, enquanto nos dá um efeito relaxante.

Corpo e mente em forma de um desporto único, no qual poderá usufruir dos benefícios da água na sua praia mais próxima. No final da sessão, pode refrescar-se com um merecido mergulho.

Não precisa de ondas para surfar: o asfalto é a alternativa ideal 

 

Apanhar as ondas numa praia paradisíaca sobre a prancha de surf parece muito bem, mas se estiver na cidade também o poderá fazer no asfalto: já experimentou o longboarding?

Só precisará de uma prancha de longboard: parecem as típicas trotinetas que tínhamos quando éramos crianças (ou não tão crianças assim), mas são um pouco maiores e com bicos nas pontas. A sensação de deslizarmos sobre o asfalto é muito idêntica à de apanhar ondas, e está acessível a todos os que queiram experimentar. Um pouco de equilíbrio e muita vontade, e prontos para surfar em seco!

Piloxing: a delicadeza do Pilates com a energia do boxe 

 

O Pilates parece demasiado aborrecido? Precisa de descarregar adrenalina? Uma boa opção é então o Piloxing, a mais recente novidade na combinação de diferentes disciplinas desportivas. Esta atividade aeróbica irá ajudá-lo a manter-se em forma e a queimar um monte de calorias, enquanto trabalha a flexibilidade e a força.

O controlo do nosso corpo é muito importante em ambas as disciplinas: conhecermo-nos por fora e por dentro é fundamental para que um treino de Piloxing seja completo e eficaz. A força dos pugilistas em conjunto com a graciosidade e ligeireza dos praticantes de pilates dão forma a uma atividade muito completa e divertida.

Body-Ballet: da dança ao ginásio 

 

Quem sabe, será ao contrário: procura uma atividade mais delicada para se manter em forma e ativo. A boa notícia é que o ballet voltou a estar na moda! A dança clássica está ao alcance de homens e mulheres de todas as idades com o Body-Ballet: uma disciplina de treino com base no ballet e que nos fará trabalhar o corpo todo.

A flexibilidade, uma grande amplitude de movimento das articulações e o controlo do corpo são os grandes benefícios para os que praticam o Body-Ballet. Pela mão dos profissionais na área, é possível voltar a apreciar a beleza das aulas de ballet, mas orientadas para os cuidados do nosso corpo e da nossa saúde.

Os treinos bootcamp: descubra o marine que há em si

Se quiser pôr-se à prova e descobrir até onde consegue chegar num treino, as atividades de tipo Bootcamp são, sem qualquer dúvida, para si. Inspirados nos treinos duros dos marines americanos, os treinos Bootcamp levarão ao limite a nossa força, resistência e agilidade ao ar livre.

O desafio é sempre contra si próprio e contra o relógio: ao trabalhar com o próprio peso melhora a capacidade aeróbica e cardiovascular, a sua força relativa e descobre onde está o seu limite. Saltos, flexões, obstáculos e muita diversão é o promete este tipo de treino, que tem estado na moda nos últimos anos.

Existem centenas de formas de se manter ativo. O nosso conselho: mexa-se e usufrua das suas endorfinas!

Imagens | Blas Brains, Karma Surf RetreatlaradanielleFlavio~Port of San DiegoMorgueFile