Em todos os desportos a vitória é um fator-chave. Medalhas, troféus e títulos de reconhecimento – são várias as recompensas dadas aos jogadores que conquistam excelentes resultados em competições. Mas, e se houvesse um cartão especial que premiasse os bons comportamentos dos jogadores em campo?

A Coca-Cola lançou o Cartão Branco – uma iniciativa pioneira implementada em 2013 na Taça Coca-Cola, a maior iniciativa de desporto juvenil não-federado em Portugal e uma das mais emblemáticas provas de futebol de 11, dirigida a jovens de ambos os géneros com idades entre os 13 e os 15 anos.

Como funciona este Cartão tão especial? Durante a partida de um jogo, o árbitro levanta o cartão quando um jogador realiza uma ação digna de fairplay. Mas não se fica por aí: as atitudes positivas dos espetadores também podem ser premiadas.

Existem várias atitudes que podemos aprender com os valores do desporto. A competição saudável, o companheirismo e oespírito de equipa são algumas das lições preciosas que o desporto nos transmite. É por isso que o cartão Branco apoia a formação dos mais jovens, reconhecendo que as boas ações e atitudes de desportivismo dentro e fora de um estádio são igualmente importantes.

O Cartão Branco, que coloca acima de qualquer troféu a celebração do desporto e as histórias de amizade, conta com o apoio do seu Comité de Honra – que conta, entre outros, com o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Futebol Clube do Porto, o Sport Lisboa e Benfica e a chancela oficinal do Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude.

E tu, gostavas de ver o Cartão Branco em ação? Para além da Taça Coca-Cola, o Cartão vai assinalar presença na Festa de Basquetebol, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, que este ano decorre na semana de 30 de março a 4 de abril em Albufeira (Algarve).

Mas lembra-te: seja qual for o desporto, o importante é que te divirtas!