Aos que não falharam um único jogo, aos que assistiram às partidas em casa, no estádio, na cidade e nos bares, aos que passaram a conhecer o nome e a cara de todos os jogadores, aos que vibraram até ao último segundo, aos que sempre acreditaram e tiveram esperança. Parabéns a todos! O desempenho extraordinário de Portugal em França vai ficar na história, porque é a primeira vez que a equipa das quinas leva para casa a coroa europeia. Foi fácil? Não seria português se não se sofresse até à última. Mas também não sabia tão bem.

No dia 11 de julho Portugal acordou como campeão da Europa. E não, não foi um sonho. O avião sobrevoava Lisboa e eram milhares os adeptos que esperavam para saudar os nossos campeões. Todos os fãs saíram à rua unidos como um só para receber os heróis portugueses, que incansavelmente percorreram os pontos principais da capital como símbolo da união e do orgulho de pertencer a este país. Porque esta vitória também é vossa. Porque, tal como nós, tu vives as tuas cores. Porque “juntos somos mais fortes!”. Porque “somos um!”. Se não tiveste oportunidade de estar presente, espreita a nossa página de Facebook e fica a saber um pouco melhor como foi a festa de uma vitória histórica: https://www.facebook.com/cocacolaportugal/

Na verdade, onde há um português, há festa. Por isso, a euforia alargou-se a todo o país e um pouco por todo o mundo, onde a noite foi mal dormida ou passada em claro e o dia foi destinado a manifestações de alegria. Foi com pronúncia do Norte que os adeptos festejaram a vitória portuguesa nos Aliados, no Porto. Em Lisboa, a emblemática Praça do Marquês de Pombal encheu-se de portugueses orgulhosos. Também em Paris, cidade que acolheu o jogo da final do UEFA EURO 2016TMcentenas de emigrantes festejaram a Taça que, contra todas as adversidades, é nossa. Mesmo no outro lado do oceano, as ruas de Toronto, Canadá, rechearam-se de adeptos que celebraram o orgulho, o amor, o carinho e a saudade que têm do seu país. A exaltação chegou também ao continente asiático, mais especificamente a Timor-Leste, onde a população aplaudiu o histórico triunfo de Portugal nas ruas de Dili.

Parabéns aos jogadores. A ti. A nós. Ao UEFA EURO 2016TM. A Portugal, campeão da Europa!