Estás de férias e tens que estudar? É fim-de-semana e apetece-te espairecer? Não tens que ficar trancado em casa, nem o estudo tem que ser aborrecido. Anima-te: nós temos soluções para ti. Vai começando a pegar nos cadernos, pois assim que acabares de ler este artigo vais ter vontade de começar a estudar. E, mesmo que não tenhas que o fazer, pega num bom livro e vem daí!

Centro Cultural de Belém, Lisboa

Que melhor local estimular a inspiração do que o Centro Cultural de Belém (CCB)? A sua esplanada oferece-nos uma vista irresistível: o rio Tejo mesmo ao lado e a ponte 25 de abril como fundo. No entanto, se estiver mau tempo, não desanimes: o CCB conta ainda com uma Sala de Leitura com mais de 40 lugares disponíveis, aberta de segunda a sábado.

Como chegar até lá? Praça do Império, 1449-003 Lisboa.

Centro Cultural de Belém

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Estás a sentir demasiado stress e ansiedade dos exames, das frequências e dos trabalhos? A Gulbenkian tem os ingredientes essenciais para ajudar a relaxar e tornar o estudo mais produtivo: uma vista privilegiada para os jardins, a natureza e o silêncio. De segunda a sábado, tens à tua disponibilidade o openspace na Biblioteca da Arte da Fundação. Se preferires trabalhar no exterior, tens o anfiteatro e os vários jardins à tua inteira disposição.

Como chegar ate lá? Av. de Berna 45A, 1067-001 Lisboa.

Fundação Calouste Gulbenkian

Ler Devagar, Lisboa

É possível juntar criatividade, bom ambiente e estudo? Sim, no LxFactory. Localizado no local mais artístico e criativo de Lisboa, a Ler Devagar é um ótimo sítio para trabalhar em grupo e desanuviar do stress da época de exames. A decoração é magnífica e possui centenas de livros à volta. A qualquer dia da semana, aproveita também para ires com os teus amigos e, no fim do estudo, assistam a uma das exposições ou concertos do LxFactory.

Como chegar ate lá? Rua Rodrigues Faria, 103, Alcântara.

Ler Devagar

Pois, Café, Lisboa

Gostas mais dos locais históricos da cidade e preferes desfrutar das vistas da velha e típica Alfama? Situado no coração de Lisboa, o Pois, Café tem um ambiente muito sossegado, confortável e acolhedor. Há sofás, livros, peças de arte e até jogos de tabuleiro perfeitos para uma pausa no estudo. Aberto todos os dias, não há melhor local para uma tarde de chuva e frio, mesmo junto à Sé de Lisboa.

Como chegar ate lá? Rua São João da Praça, 93-95, Alfama.

Pois, Café

Linha d’Água, Lisboa

És daquelas pessoas que gosta mesmo é de estudar ao ar livre com uma boa vista? Então, a Linha d’Água, localizada no Jardim Amália Rodrigues, é perfeita para ti. Embora se encontre situado no centro da cidade, este espaço oferece um refúgio ao frenesim do quotidiano. Aberto todos os dias, este café faz-te esquecer que estás em Lisboa. Não há desculpas para não estudar!

Como chegar ate lá? Marquês da Fronteira, Parque Eduardo VII, Lisboa.

Linha d’Água

Parque Serralves, Porto

Toda a gente sabe que Serralves possui uns jardins lindíssimos. Mesmo que nunca tenhas lá ido, sabes que tem umas paisagens arrebatadoras. E sabias que tem, também, uma biblioteca inteiramente à tua disposição? Aberta todos os dias, a biblioteca é muito ampla, ótima para trabalhar sozinho ou em grupo. Para as pausas de estudo, a Fundação tem uma Sala de Chá.

Como chegar ate lá? Rua D. João de Castro 210, 4150-417 Porto.

Parque Serralves

Parque da Cidade, Porto

O Parque da Cidade apresenta os cenários perfeitos para uma tarde de estudo intensiva: natureza e paisagens deslumbrantes. O maior parque urbano do país é a solução para quem adora trabalhar de forma calma no meio da natureza, com acesso à internet, claro. Até podes fazer um piquenique e levar a tua Coca-Cola para uma pausa refrescante.

Como chegar até lá? Avenida da Boavista, Porto.

Parque da Cidade

Bar dos Artistas, Porto

Que tal estudares no café que está inserido no maior símbolo arquitetónico do Porto moderno? Falamos da Casa da Música, claro. Aberto todos os dias, oferece todas as condições para quem procura uma tarde de estudo ou de leitura. Para além disso, é normal que te cruzes com alguns músicos e artistas, o que torna a experiência ainda mais interessante e especial.

Como chegar até lá? Casa da Música, Avenida da Boavista 604-610, Porto.

Bar dos Artistas

Duas de Letra, Porto

Procuras um espaço acolhedor, sossegado e com um toque moderno e artístico? Sugerimos o Duas de Letra. Aberto de segunda a domingo, este café costuma também organizar atividades culturais, como exposições e palestras. Bem perto, tens o Jardim de São Lázaro, o mais antigo jardim municipal da cidade do Porto.

Como chegar até lá? Passeio de São Lázaro 48, Porto.

Duas de Letra

Café Progresso, Porto

Acreditas que este café conta com quase 118 anos de história? Nascido em 1899, é um dos cafés mais antigos da cidade invicta. Corresponde inteiramente às expetativas de quem procura um espaço calmo, clássico e com boa localização (perto da Torre dos Clérigos). Hoje em dia, o Café Progresso acolhe também eventos de caráter cultural e todas as sextas-feiras há música ao vivo.

Como chegar até lá? Rua Actor João Guedes nº5, Porto.

Café Progresso

Bons estudos!