A Fanta é um dos refrigerantes mais conhecidos da The Coca-Cola Company. Em Espanha podemos apreciá-la desde os anos 60 nos sabores laranja e limão, embora seja também comercializada nas Canárias com os sabores de morango e ananás. Por diversas ocasiões, a Fanta lançou sabores sazonais no nosso país, disponíveis durante apenas alguns meses, como uva, melancia ou tangerina. Mas o certo é que, em todo o mundo, a Fanta adapta-se aos gostos de cada comunidade com os seus mais de 90 sabores diferentes. Que tal descobrirmos alguns?

O sabor mais famoso em Espanha é, sem dúvida, o de laranja, presente em praticamente em todos os países onde é distribuído. Curiosamente o de limão, tão habitual para nós, não está presente em muitos países, onde estão mais habituados a sabores mais doces como uva ou morango.

Estados Unidos e Europa

 Nos Estados Unidos, por exemplo, os sabores mais comercializados são os de laranja, ananás, uva, pêssego e morango. Outros sabores, como framboesa, lima ou maçã, estão também disponíveis em alguns estados ou estabelecimentos. No Reino Unido são grandes amantes de maracujá, que se encontra num dos três sabores de Fanta comercializados no país: Fanta manga e maracujá, Fanta framboesa e maracujá e o sabor Fanta Fruit Twist, que contém sumo de laranja, pêra e, obviamente, maracujá. 

Nos outros países europeus encontramos mais variedades para juntar à nossa coleção, como frutos do bosque (Suécia), frutos vermelhos (Bélgica), tangerina ou manga (Alemanha).

Alguns sabores estão intimamente relacionados com os gostos gastronómicos específicos do país. Por exemplo, em Itália está disponível Fanta de laranja vermelha (um pouco mais amarga que a laranja comum), enquanto no Cambodja podemos degustar a Fanta de líchias, com base na fruta típica da região.

Ásia, dezena de sabores

 Mas é fora do nosso continente que encontramos os sabores mais peculiares. Na Ásia, por exemplo, podemos encontrar Fanta com sabor a maçã verde, embora não seja ainda o sabor mais surpreendente. Tal como a alimentação de cada cultura é diferente, a sua coragem para arriscar sabores novos também é. 

E para sabores peculiares, não podemos deixar de visitar o Japão. Aqui são produzidos os sabores de Fanta mais apelativos, entre os comuns e as edições especiais. Por exemplo, os japoneses já puderam apreciar Fanta com sabor a toranja doce, morango branco (pineberry), kiwi, creme ichigo, moscatel, ameixa, banana e dezenas de outros sabores com base em combinações de frutas.

Até agora temos falado de frutos mais ou menos comuns. Mas em alguns países encontramos Fanta de sabores que não conseguiríamos relacionar, em princípio, com este refrigerante. E é em algumas zonas de Hong Kong, Japão, Taiwan ou Macau que está à venda uma variedade branca de Fanta, que nos permite apreciar o sabor de leite, kiwi ou iogurte de uva.

E se gostas de chocolate, terá provavelmente interesse em saber que na Austrália houve uma edição limitada de sabor de chocolate com laranja. A Fanta Spider Choc Orange inspirava-se nos spider, as populares misturas de refresco com gelado, neste caso, de chocolate.

A Fanta é muito mais que laranja e limão. Da próxima vez que viajares, não te esqueças de provar uma Fanta diferente no teu destino: pode ser que descubras o teu novo sabor preferido.