Fanta estimula a diversão nos portugueses desde 1983. Com boa disposição e alegria, vem ler a história que aqui partilhamos contigo.

Fanta é a bebida de laranja preferida no mundo e este ano celebra o seu 75º aniversário. Nasceu na Alemanha em 1940 – poderíamos pensar que se trata de um lugar e uma época pouco propícios para inventar um novo refresco – mas foi precisamente sob essas circunstâncias que nasceu a Fanta.

Em plena 2ª Guerra Mundial, as fábricas alemãs da Coca-Cola não podiam receber os ingredientes base para a criação da bebida. Havia duas hipóteses: encerrar a fábrica ou explorar novos produtos com os recursos disponíveis. Os gerentes da fábrica deram gás à criação de uma nova bebida que pudesse ser produzida com as máquinas que tinham, mas sem o “segredo” necessário para fabricar a Coca-Cola. O que poderiam encontrar durante a guerra? Soro de leite. E foi esta a base da nova bebida.

Quanto ao nome “Fanta”, não é clara a sua origem. Algumas teorias dizem ter sido os trabalhadores da fábrica que elegeram o nome porque provaram a bebida e disseram que era “fantástica”. Outros argumentam que foi escolhido quando um dos diretores da empresa fez um concurso entre os funcionários e lhes pediu para usarem a sua imaginação (“fantasie”, em alemão). Em qualquer um dos casos, o nome foi escolhido porque é curto, atrativo e fácil de pronunciar em todos os idiomas.

Naquela época, não era de estranhar que o sabor da Fanta mudasse de vez em quando. Com o avanço da guerra, a obtenção de ingredientes tornou-se cada vez mais complicada e passou a ser fabricada apenas com os recursos disponíveis.

Anos depois da guerra, em 1955, o engarrafador italiano de Coca-Cola sugeriu a criação de uma nova bebida com sabor a laranja, já que em Itália havia uma grande tradição de sabores cítricos. A ideia agradou à Companhia e decidiram usar o nome que tinham estreado durante a guerra na Alemanha. Assim nasceu a Fanta Laranja, a variedade mais popular, presente em praticamente todos os países onde é comercializada. O popular refresco de laranja chegou a Portugal em 1983 e trouxe consigo alegria, boa disposição e diversão a todos os grupos de amigos.