Não, não estás a ter uma alucinação. A bebida preferida dos Fantasmas está de volta a nível internacional.

1984 foi um ano memorável para o cinema do entretenimento. Foram vários os filmes que estrearam e que ficaram carinhosamente recordados pelos fãs, como Os GremlinsIndiana Jones e o Templo PerdidoO ExterminadorKarate Kid e, claro, os Caça-Fantasmas. A comédia de ficção científica dirigida por Ivan Reitman foi de facto um grande sucesso nas bilheterias e rapidamente se tornou um verdadeiro clássico do cinema. No entanto, nem só de cinema se trata um dos filmes mais memoráveis da década de 80. Caça-Fantasmas deu origem a uma série de produtos de merchandising, como pijamas e bonecos. Mas de todos os produtos relacionados com o filme, destacamos umEcto Cooler.

O fantasmagórico sumo de cor de verde com sabor a laranja foi lançado em 1987 nos Estados Unidos como a bebida de promoção da série The Real Ghostbusters, que, tendo como base o filme original, voltou a ser um enorme sucesso. Surpreendentemente, a bebida foi tão popular que sobreviveu a uma década, já que a série parou a sua exibição em 1991.

Ecto Cooler foi retirado do mercado em 2001, e desde então a nostalgia dos anos 80 e 90 começa a ser cada vez mais forte. Mas para nossa alegria, uma legião de fãs nas redes sociais, apoiadas pela Sony Pictures, a propósito da estreia do filme Caça Fantasmas em Portugal no dia 14 de julho, acabou por convencer a Coca-Cola para que, 15 anos depois, volte a lançar o Ecto Cooler.


Dirigido por Paul Feig, a versão de 2016 surge no feminino. São quatro as mulheres corajosas que vão lutar contra o ectoplasma em Manhattan (as atrizes Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Leslie Jones e Kate McKinnon).

“Ecto Cooler alimentou um fenómeno da cultura pop que é bem lembrado e amado pelos fãs”, disse Charles Torrey, responsável da Minute Maid/ HiC, propriedade de The Coca-Cola Company. “Sony Pictures tem-se mostrado entusiasmada por trazer a bebida de volta para esta ocasião especial.”

Desta vez não podemos ver o Slimmer, a mascote dos Caça-Fantasmas, como imagem principal da bebida. No seu lugar, podemos ver uma série de laranjas cobertas por lama verde, numa espécie de homenagem ao monstrinho pegajoso. Ecto Cooler terá duas versões: uma em tetrabrick e outra em lata. “Estamos fascinados com as latas. Quando decidimos relançar o produto, queríamos oferecer algo novo e divertido para recompensar todos os fãs que, com tanta garra, insistiram para que lhes devolvêssemos a adorada bebida.” Diz Shannon Richmond, de Minute Maid.

Não é a primeira vez que a Coca-Cola traz de volta uma bebida. No outono de 2014, uma bebida refrescante com sabor a frutas cítricas que levantou paixões entre 1996 e 2003, fez um retorno triunfal nos Estados Unidos, através da chamada petição popular, a SURGE.

Os Caça-Fantasmas voltam a ter a sua bebida preferida e o seu filme. Vai ser difícil que nova versão atinga o mesmo patamar que em 1984, uma das épocas mais criativas, memoráveis e icónicas da filmografia americana. Curiosamente, muitos destes filmes, como o Caça-Fantasmas, foram produzidos pela Columbia Pictures, quando foi detida pela Coca-Cola, que adquiriu a empresa de produção em 1980 e vendeu-a a Sony nove anos depois.

A Coca-Cola avisa: marca já na tua agenda o dia 14 de julho e vive as emoções dos Fantasmas numa sala de cinema com os teus amigos!