Está naquela altura do ano em que os estudantes regressam às aulas. O entusiasmo de um novo ano letivo traz memórias de novos materiais, novas rotinas e o reencontro com os amigos após um longo e divertido verão. O regresso às aulas é um período muito especial do ano e é uma nova sensação – a emoção de um novo e fresco começo.

Setembro é sinónimo de responsabilidades, rotina e disciplina, como diz este artigo. Significa que as férias estão a terminar para miúdos e graúdos e que está na altura de regressar ao trabalho. Por isso, que tal transpores a sensação refrescante de regresso às aulas, para o mundo do trabalho? O recomeço pode ser útil para qualquer profissional, quer tenhas ou não um autocarro escolar ou os toques para te forçar a entrar. Esta estação do ano vem com uma oportunidade de dizer adeus ao verão e de abraçar novas oportunidade.

Quer estejas à procura de fazer uma mudança de carreira ou simplesmente de fazer alguns avanços no trabalho, atingir a mentalidade de ‘regresso às aulas’ ajudar-te-á a alcançar novos patamares de sucesso.

Abraça a tua criança interior e dá uma oportunidade a estas quatro estratégias:


Reorganiza o teu ambiente de trabalho

Lembraste da noite anterior ao primeiro dia de aulas em que decorria um nervosinho miudinho por estares quase a conhecer os novos professores, e podias sentar-te na tua secretária pela primeira vez? A verdade é que sabia bem ter um local só nosso… tão organizado e arrumado. Mas não precisas de comprar uma nova secretária no teu escritório: podes renová-la ao limpá-la e organizá-la. Estudos na Princeton University Neuroscience Institute dizem que quando tens um ambiente desorganizado, a tua concentração diminui e distrais-te mais facilmente. Baily Hancock, perito na matéria, diz que “Quando tens as coisas de que necessitas mesmo ao pé de ti, faz-te mais eficiente e menos stressado, permitindo-te usar o teu cérebro para as tarefas difíceis em vez de procurar informação perdida pelas tuas notas confusas.”  


Define uma rotina

Ok, não tens que assistir a nove aulas por dia como antigamente, mas é importante criar uma rotina aceitável para otimizar o rendimento. “A chave para definir uma rotina de trabalho de sucesso é ter a certeza que está lado a lado com o teu próprio estilo de trabalho. Se és mais produtivo ao fim do dia, então estrutura a tua manhã para ler notícias, fazer telefonemas, reunir com a equipa, e outras atividades que requerem menos pensamento e processamento de informação. Quaisquer que sejam as tuas horas mais produtivas, tenta certificar-te que a tua equipa (e o teu chefe) tenham conhecimento disso, para que saibam aquilo que podem esperar de ti.”


Aprende uma nova competência

Um novo ano letivo significava aprender novas disciplinas. De aprender a ler para eventualmente dominar a literatura moderna, a cada ano não tinhas outra escolha. Aplicar essa mesma vontade de obter mais conhecimento é a chave para o sucesso profissional a longo-prazo. Lauren McGoodwwin, fundadora e CEO da Career Contessa, sugere preencher o tempo de inatividade com a aprendizagem de uma nova competência em vez de navegar aleatoriamente pela Internet. “A Internet está repleta de ótimas ferramentas de aprendizagem online – e continuar a aprender novas táticas ajuda a estruturar a mente e as habilidades aumentam”, disse. McGoodwin recomenda sites como o Skillshare, que permite explorar novos estilos de vida ou habilidades de negócio que, segundo a especialista, podem ajudar a avançar no emprego.


Refresca o teu guarda-roupa

Se comprar sapatos novos era a tua parte preferida de voltar para a escola, estás com sorte. Atualizar o roupeiro da mesma forma como costumavas fazer nos tempos de escola é definitivamente um caso a pensar para esta altura do ano. Vestir para o sucesso pode ter um efeito incrível na produtividade e desempenho no escritório. Um estudo no Journal of Psychological and Personality Science mostra que quando as pessoas se vestem a rigor, vêm o panorama geral e não dão tanta atenção a pequenos pormenores. Mas vestir de maneira profissional não tem de ser aborrecido. Experimenta atualizar o teu roupeiro com peças que adoras ou reutiliza as roupas da estação passada, mas dá-lhe um toque diferente; podes, por exemplo, levá-las à costureira para uma atualização.

Ao aplicares a mentalidade de ‘regresso às aulas’ ao teu emprego, podes ter a certeza de que entrarás a todo o gás no trabalho!