Milhões de cidadãos, comunidades, empresas e instituições de todos os continentes vão apagar, no próximo sábado, dia 25 de março, vários equipamentos, luzes e todo o consumo não essencial para demonstrar o firme compromisso para um mundo mais sustentável.

Este ano, a WWF celebra dez anos da Hora do Planeta, uma campanha que começou em Sydney (Austrália), em 2007. Com o simples gesto de desligar a luz durante uma hora como símbolo da luta contra as alterações climáticas, a Hora do Planeta tornou-se na maior iniciativa mundial na defesa do meio ambiente.

2016 foi o ano mais quente desde 1880. Segundo a WWF, este acontecimento demonstrou “de maneira clara, os efeitos visíveis” das alterações climáticas. A organização ambiental pretende este ano chamar a atenção para “acelerar compromissos” para o desenvolvimento sustentável, livre de emissões. O Acordo de Paris, que entrou em vigor em novembro de 2016, fornece o “quadro ideal para essa transição” e é um “ponto de viragem para um novo caminho”, destaca a WWF.

Como participar na Hora do Planeta?

Junta-te a este movimento que une milhões de pessoas, governos e empresas de todo o mundo. O que tens de fazer? Bem, é simples: basta desligar a luz durante uma hora no próximo sábado, dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

Em 2016, 178 países, assim como mais de 9.000 cidades e povos, aderiram à iniciativa. Em Portugal, 110 municípios uniram-se e centenas de lugar emblemáticos foram desligados, como a Ponte 25 de abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei e o Convento de Cristo, em Tomar.

Lisboa vai acolher o evento oficial em Portugal desta mobilização global com um concerto solidário à luz das velas que se celebrará o mesmo sábado, 25 de março, às 20h30 no Parque Eduardo VII. As magnificas vozes de Raquel Tavares, Matias Damásio, Tiago Bettencourt, André Sardet, Tito Paris, Samuel Úria e Enoque Janeiro vão ecoar no jardim escurecido. Os lucros revertem para os projetos ambientais da WWF em Portugal.

Nos últimos anos, as empresas têm dado cada vez mais importância às práticas de responsabilidade ambiental e estão cientes do papel que desempenham através da sensibilização, da chamada à ação e da implementação de medidas. A Coca-Cola sempre apoiou a Hora do Planeta e dia 25 vai fazê-lo ao desligar as luzes do painel luminoso da sede da Coca-Cola Ibéria, em Madrid.

Apaga as luzes e adere a este movimento global. Ajuda-nos a contribuir para um futuro mais sustentável para as gerações presentes e vindouras.