A história da Coca-Cola em Portugal é, apesar de recente quando comparada com os 130 anos que a Companhia já leva, uma história de modernidade, inovação, e de envolvimento com Portugal e os Portugueses.

Produzida e apreciada pela primeira vez em 1977, a Coca-Cola chega atualmente aos portugueses através da sua fábrica, a Refrige, localizada em Azeitão, distrito de Setúbal. É a partir daqui que são engarrafadas cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todos os pontos de venda do país.

Integrada atualmente na Coca-Cola European Partners, a Refrige é um dos engarrafadores mais modernos da Europa e conta com instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé, bem como presença comercial na Região Autónoma dos Açores e da Madeira.

Atualmente o Sistema Coca-Cola emprega 400 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

1927

A Coca-Cola estava a começar as suas operações em Portugal quando Fernando Pessoa ficou encarregue de criar um slogan para a nova bebida: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” foi a famosa frase criada pelo poeta português, na altura copywriter de uma agência de publicidade portuguesa. A bebida viria a ser proibida pela Justiça Portuguesa e pelo Estado Novo, e só viria a entrar em Portugal 50 anos depois.

1953

A fadista Amália Rodrigues foi convidada do programa americano “Coca-Cola Time”, apresentado por Eddie Fisher, onde interpretou a canção “Abril em Portugal”. Após esta actuação o fado passou a ser conhecido internacionalmente.

1974

O príncipe russo Alexander Makinsky, relações públicas da Coca-Cola na Europa, sugeriu que a bebida fosse comercializada em Portugal, uma vez que o produto já era realidade em quase todos os países, incluindo nas colónias portugueses.

1976

O empresário Sérgio Geraldes Barba entra em contacto com o príncipe Makinsky, na tentativa de “levar o negócio da Coca-Cola para Portugal”. Encontram-se em Paris, na companhia de Juan Manuel Vicuña, presidente da Compañia Coca-Cola España e lançam as bases para a constituição da Refrige – Sociedade Industrial de Refrigerantes SA, a concessionária da Coca-Cola para Portugal Continental.

1977

A 3 de Março é constituída a Refrige – Sociedade Industrial de Refrigerantes SA. No dia 4 de Julho, é vendida Coca-Cola pela primeira vez em Lisboa. Neste ano, é emitido o primeiro anúncio Coca-Cola em Portugal com o slogan “Coca-Cola, a Tal”.

1978

Em Junho é inaugurada a fábrica em Palmela. O engarrafamento estende-se, ainda neste ano, aos Açores e Madeira.

Década de 80

A Coca-Cola continua a expansão em Portugal e nesta década a marca principal alarga-se com o aparecimento de novos produtos. Sprite (1981), Fanta Laranja (1983), Coca-Cola sem Cafeína (1984) e Coca-Cola Light (1988).

1983

Com apenas seis anos de implementação no nosso país, a Coca-Cola marcou presença na XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, subordinado ao tema “Os descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento”. O principal evento europeu realizado em Portugal no pós 25 de Abril foi o primeiro grande evento nacional patrocinado pela Coca-Cola.

1988

A cantora Nucha interpreta a música “Sensação de Viver” que dá vida à campanha publicitária de lançamento do slogan com o mesmo nome. O anúncio “Hora Coca-Cola Light” torna-se um sucesso de publicidade a nível nacional, sendo ainda hoje recordado.

Década de 90

Esta década caracteriza-se por uma fase mais sofisticada. Para satisfazer novos gostos do público, a Coca-Cola Portugal lança produtos como Fanta Ananás (1991), Nestea Limão e Nestea Pêssego (1994).

1991

Portugal celebra o título de Campeão Mundial de Júniores, perante a euforia de 120 mil pessoas que lotavam o Estádio da Luz em Lisboa. Coca-Cola esteve sempre lá, como um dos patrocinadores principais do torneio. 

1998

A Coca-Cola não podia deixar de estar presente naquele que foi o grande evento de promoção internacional de Portugal. Para glorificar a união de tantos povos em Lisboa, a Coca-Cola organizou uma exposição de garrafas contour, em grande escala, representativas de cada país. As garrafas encontram-se hoje expostas em Atlanta, sendo que uma réplica da garrafa representando Portugal pode ser vista na entrada da fábrica da Refrige em Palmela.

Década de 2000

Alargamento de portfólio com bebidas adequadas para qualquer ocasião de consumo. A Coca-Cola Portugal lança Nordic Mist (2002), Powerade e Burn (2003).

2002

Futebol, fairplay e desportivismo: Taça Coca-Cola
Futebol, fairplay e desportivismo: Taça Coca-Cola

Luís Figo, Eusébio e Paulo Futre no mesmo anúncio de Televisão. Recordam-se? Foi na campanha da Coca-Cola para o Mundial de 2002 na Coreia e Japão, as três lendas portuguesas protagonizaram com outras glórias mundiais o anúncio internacional que correu o mundo inteiro e marcou o início de uma colaboração mais próxima da Coca-Cola com Luís Figo.

Primeira edição da Taça Coca-Cola, um torneio de futebol de 11 dirigido a rapazes e raparigas entre os 13 e 15 anos e que é hoje, a maior iniciativa no campo do futebol juvenil não federado em Portugal, com mais de 100 mil participantes, ao longo dos últimos anos. Luís Figo e André Villas-Boas contam-se entre outros ícones do futebol que apadrinharam o torneio.

2004

A Coca-Cola Portugal alia-se ao maior evento desportivo alguma vez realizado em Portugal, o Euro 2004, como um dos principais patrocinadores e bebida oficial do evento.

2007

A Coca-Cola celebra 30 anos em Portugal. São lançadas em Portugal as marcas Coca-Cola Zero e Aquarius.

2008

Coca-Cola Portugal dá início à sua parceria com a WWF, com vista à execução de um projecto de Conservação e Restauro da biodiversidade na bacia do rio Guadiana, na Ribeira do Vascão.

A Refrige inaugura uma nova central de tratamento de águas residuais – ETAR, anexa à fábrica de Palmela.

2009

Lançamento do slogan “Coca-Cola, abre a felicidade” através da Campanha “Encontro sobre Felicidade.”

Coca-Cola Portugal promove o Concurso Novos Talentos de Gastronomia, com cinco jovens alunos de cozinha portugueses a concorrerem numa prova ibérica, na Galiza, com a companhia do Chef José Avillez.

Concurso Escrita em Dia, dirigido a alunos do ensino secundário e com o apoio do escritor José Luís Peixoto.

2010

Associação ao Mundial de Futebol 2010 com a Campanha “Abre a Celebração.”

Lançamento da linha de sumos de fruta Minute Maid e de Coca-Cola Zero sem Cafeína.

O Natal voltou a ser mágico com a Coca-Cola a apresentar uma Gala da Magia no Campo Pequeno, com o mágico Mário Daniel. Com entrada gratuita e dois dias de magia, a Coca-Cola quis oferecer à cidade um espectáculo que assinalasse a a sua relação com a época natalícia.

2011

A Coca-Cola cria o Instituto Coca-Cola da Felicidade em Portugal.

Na noite de 8 de Maio, a Coca-Cola ofereceu mais de um milhão de minutos em chamadas aos Portugueses para ligarem a quem mais gostam, numa acção inédita no nosso país

Celebração dos 125 Anos da Coca-Cola.

Realiza-se no Museu da Farmácia em Lisboa a exposição referente aos 125 anos da Coca-Cola em Portugal, onde se passou em revista toda a história da marca no nosso país e no mundo.

2012

A Coca-Cola lança uma edição limitada de latas onde elogia a portugalidade e o património português classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. O Convento de Cristo em Tomar, as Gravuras Rupestres de Foz-Côa e o Palácio da Pena em Sintra foram os três monumentos escolhidos.

2015

latas da coleção Património Revisitado
Latas da coleção Património Revisitado

A segunda edição limitada de latas da coleção Património Revisitado é lançada. Desta vez, o protagonismo vai para a Torre de Belém em Lisboa, Centro Histórico do Porto e Floresta Laurissilva, da Madeira.

2017

Coca-Cola apresenta em Portugal a sua estratégia inovadora de “marca única”. Pela primeira vez, Coca-Cola Sabor Original, Coca-Cola Zero Açúcar, Coca-Cola Light, Coca-Cola Sem Cafeína e Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína partilham a mesma identidade e comunicação. Assim, há um design original para cada uma das variedades, com um grande disco vermelho como protagonista, e detalhes de cor para identificar facilmente cada variedade de bebida.

marca única
Unificar todas as marcas da família Coca-Cola através das embalagens é um marco na história dos 130 anos da Companhia!