O Festival ‘Adoramos a Nossa Gastronomia com Coca-Cola’ deu a saborear o que Portugal tem de melhor para oferecer. Ao longo de três dias a Sala Tejo do Meo Arena foi a montra dos doze melhores pratos regionais do nosso país, dados a conhecer ao som de nomes conhecidos da música portuguesa e na companhia do Chef Tiago Bonito, que nos presenciou com os seus belíssimos showcookings.

A Coca-Cola conseguiu juntar comida, música, animação, família e amigos num só fim-de-semana. O resultado foi muito especial: uma experiência autêntica que aproximou as pessoas do que de melhor e mais genuíno existe no nosso país, desde a comida regional à música portuguesa. 

A coca-cola conseguiu juntar comida, música, animação, família e amigos num só fim-de-semana

Durante quatro meses, mais de 1.200 restaurantes recriaram, com um toque pessoal, pratos típicos de cada região. Em Lisboa os finalistas apresentaram as 12 iguarias selecionadas, tornando possível que amigos e famílias fizessem num mesmo espaço um verdadeiro roteiro gastronómico pelo nosso país. Diretamente das ilhas, descobrimos o famoso bife de atum da Madeira e a mítica Alcatra à moda dos Açores. Do Norte de Portugal, não faltou o arroz de pato, a célebre francesinha, os rojões à moda do Minho, o típico bacalhau à lagareiro e a caldeirada de peixe. Da zona Centro do país, marcou presença o bacalhau à brás, o magnífico arroz de tamboril e as migas com carne. Do sul de Portugal, brilharam os choquinhos à Algarvia e a sopa de cação tipicamente alentejana.

No entanto, nem só de gastronomia viveu este festival. Música portuguesa, showcookings e boa disposição marcaram os três dias da edição deste ano. Katia Guerreiro, Diogo Piçarra, Paulo Gonzo e João Pedro Pais foram os cabeças-de-cartaz, colocando todos os visitantes a cantar e a dançar os seus temas mais conhecidos.

Música portuguesa, showcookings e boa disposição marcaram os três dias da edição deste ano.

Desde o arroz de pato que faz lembrar a comida caseira da avó à famosa francesinha do Norte, adorada por todos, quer seja confecionado por um cozinheiro amador ou pelo melhor chef do mundo, qualquer prato sabe muito melhor na companhia de quem mais gostas. Certo?

E para ti, qual foi o prato vencedor da noite? Para nós, não há vencedor, até porque é impossível escolher um prato preferido entre todas as delícias que nos foram apresentadas! Para nós, o que vence é o amor que a refeição com a família e os amigos representa: bons momentos, carinho, paixão e união. Com uma Coca-Cola bem fresca, melhor ainda!

Agora, propomos-te um desafio: escolhe um prato (espreita este artigo para ajudar na tua escolha) e recria a receita! Depois, chama os teus amigos e a tua família para experimentarem. Certamente terás boas histórias para contar!