Faz listas de tarefas

Começa as preparações o quanto antes. Elabora pequenas listas para as diferentes áreas que vais precisar de gerir. Uma lista para os ingredientes que vais precisar; outra para as bebidas; outra lista para o menu e os timings de preparação de refeições; outra para a hora de chegada dos convidados; outra para os presentes – e por aí adiante. Consulta as listas regularmente e risca as tarefas que já estão realizadas.

Delega tarefas de cozinha

O erro mais comum que as pessoas fazem quando estão a preparar a noite da Consoada é tentar fazer tudo sozinhas. Não caias nessa alhada! Lembra-te que as pessoas gostam de ajudar. Faz um plano claro sobre aquilo que vais cozinhar e delega responsabilidades. Os miúdos também podem – e devem – ajudar! Divide as responsabilidades enquanto relaxas com uma Coca-Cola bem fresca e vais ver que te sentes muito melhor em apenas segundos.

Não andes atrás das pessoas

Uma das coisas mais difíceis do dia de Natal para muitas pessoas é que os seus convidados se sentem à vontade para fazer o que lhes apetece porque… bem, é Natal. Mesmo os adultos mais crescidos por vezes transformam-se na criança mais mimada. A melhor maneira de lidar com este assunto é: relaxa, e deixa as pessoas fazerem aquilo que lhes apetece. O Daniel quer jogar computador e a Rita quer ir dar um passeio? Ok. A família não tem que estar junta o tempo inteiro. Dá tempo para que as pessoas façam as suas próprias atividades. Quanto a ti, lembra-te que é mais calma e paz que vais ter.

Mima-te

Em praticamente todas as casas, todos os anos calha na rifa a algum adulto fazer de pai ou mãe Natal. É perfeitamente compreensível que não seja uma tarefa 100% bem acolhida, porque enquanto essa pessoa está a organizar tudo, as restantes estão a relaxar. A melhor maneira de contornar a situação é também relaxares! Nos dias que antecedem as férias, oferece-te uma massagem de relaxamento, vai ao SPA, ou faz outra atividade qualquer que gostes. E se a tua conta bancária se estiver a queixar (nesta altura do ano, é difícil não acontecer), então mima-te em casa com um excelente banho de emersão, com velas e música relaxante. Lembra-te de que esta é uma estação também para ti!

Faz as coisas à tua maneira

É a tua primeira ou décima vez que acolhes os membros da família em tua casa no Natal? A regra aplica-se em todos os casos: podes realizar tudo ao teu gosto. Não precisas de fazer tudo exatamente como os teus pais fizeram. Mas não estamos a dizer para te esqueceres das regras! Tenta encontrar o equilíbrio entre aquilo que queres fazer e as tradições da família. Na verdade, as pessoas gostam de mudanças (mesmo que não admitam), por isso, não tenhas receio de deixar a tua marca neste Natal. Mas cuidado: se o fizeres demasiado bem, podes estar a oferecer a tua casa para os próximos anos!