Guarda mais de um século de história. No museu da Coca-Cola pode conhecer os segredos de uma das marcas mais conhecidas do mundo que inspirou e continua a dar largas à imaginação de centenas de artistas em várias partes do globo.

A Coca-Cola, que nasceu nos Estados Unidos, produziu milhares de objetos de mechandising e várias edições especiais de garrafas e latas ao longo dos seus 123 anos de história.

Em Atlanta, é possível visitar várias peças que se tornaram objetos de culto. Mas também na internet, à distância de um clique, está disponível um enorme arquivo com itens que marcaram a história desta famosa bebida. Curioso? Aqui ficam alguns objetos que poderá descobrir.

A garrafa

Patenteada em 1915, foi introduzida no mercado em 1916. O contrato das garrafas exigia que todas as garrafas tivessem um corante verde que, mais tarde, veio a ser designado por "Verde Georgia", em homenagem ao estado natal da The Coca-Cola Company.

Dispensador de estádio

Este dispensador portátil de metal vermelho foi introduzido na venda de Coca-Cola em estádios em 1956. Tinha um suporte para copos de papel e capacidade para 50 copos. O plástico isolante deste refrigerador mantinha a Coca-Cola fresca durante, pelo menos, duas horas.

A patente

A garrafa Coca-Cola foi criada pela Root Glass Company. A equipa da Root era constituída por C.J. e William Root, Alexander Samuelson, Earl Dean e Clyde Edwards. A patente, que foi atribuída a 16 de novembro de 1915, foi registada com o nome de Samuelson.

A bicicleta

Esta bicicleta foi utilizada na publicidade "Crave", na Holanda, em 2009. O anúncio mostrava um homem cheio de sede que vê a forma da garrafa de Coca-Cola em todo o lado: sombras, gravatas e até esta bicicleta.

Transportador de seis unidades em madeira

Amarelo, com pega, nasceu em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Eram utilizadas embalagens de seis unidades em madeira reutilizáveis, em vez das de cartão descartáveis. Este transportador de madeira para garrafas de Coca-Cola com pega tem gravada a insígnia da aviação.


O dispensador espacial da Coca-Cola

É verdade. A Coca-Cola chegou a todo o lado, até ao espaço. A terceira viagem espacial da Coca-Cola ocorreu em fevereiro de 1995, altura em que a “Diet Coke” se tornou a primeira bebida refrigerante de dieta a ser consumida no espaço. A missão espacial da nave Discovery também marcou a primeira utilização de uma máquina de pressão de refrigerantes fora do planeta Terra.

Caso para dizer que esta é uma bebida do outro mundo.

Estes são só seis exemplos das peças que poderá encontrar no museu virtual da Coca-Cola.

Visite e desfrute!