A década de 80 foi, cinematograficamente falando, uma das épocas mais proliferas, criativas e icónicas do cinema americano. Alguns dos filmes estreados durante esta nova era dourada de Hollywood continuam a ser obras de referência para as novas gerações.

Muitos desses filmes, que nos fascinaram desde pequenos e ainda estão presentes em cinemas e festivais nostálgicos, foram produzidos pela Columbia Pictures, empresa adquirida pela Coca-Cola em 1980.


A partir de então, todos os anos eram lançados vinte filmes, onde encontramos algumas das cenas que ficaram marcadas na cultura popular. Como podemos esquecer a banda sonora de Conta comigo, o monstro de marshmallows dos Caça-fantasmas, o "pôr cera e polir cera" do Karate Kid, ou até Dustin Hoffman disfarçado de mulher em Tootsie. O filme Gandhi ganhou até o Oscar de melhor filme em 1982.

Na televisão, durante a gestão da Coca-Cola foram emitidas séries como Os Jeffersons, e programas de entretenimento como "A Roda da Sorte".


Em 1982, Coca-Cola proporcionou a associação da Columbia Pictures com a CBS e HBO, surgindo assim a TriStar Pictures. No entanto, em 1989 foi vendida à Sony depois de alguns desastres de bilheteira, como o do filme Ishtar, que embora tivesse tido uma boa receção na Europa, nos Estados Unidos não contou nem com o apoio do público nem da crítica.

Mas não importa, no imaginário coletivo continuaremos a ter pata da garça e os espectros verdes e babosos. A breve, embora rentável e inesquecível, incursão da Coca-Cola na sétima arte.

Foto: Fotograma dos Caça-fantasmas