O “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” de Fernando Pessoa já foi em 1927. Quase 50 anos depois a Coca-Cola prometia contagiar os portugueses de boa disposição com uma série de anúncios que demonstram o seu lado mais refrescante e delicioso.

A Tal… Chegou a Portugal, espalhou sorrisos, mostrou-nos como é a sensação de viver e está sempre lá para vivermos no lado Coca-Cola da vida. Propomos uma viagem no tempo à publicidade da Coca-Cola desde o ano de 1977. Venha connosco!

1977

 Coca-Cola: Jovem, tal como os adolescentes; Para todos, tal como a praia; Refrescante, tal como a água do mar; Viva, tal como a velocidade de um carro; Deliciosa, tal como os sorrisos partilhados entre um casal; Divertida, tal como um jovem a surfar uma onda. É assim que a Coca-Cola é retratada no anúncio que marca o seu primeiro ano em Portugal.

1978

 Passado um ano da sua presença em Portugal, a Coca-Cola quis dar a alegria de uma novidade refrescante. E se fosse possível ter mais quantidade de Coca-Cola, mantendo-se a sua qualidade de sempre? A resposta foi a Coca-Cola de Litro com uma tampa especial, que também prometia mais economia e poupança. Melhor, a nova Coca-Cola garantia prémios! Era possível trocar quatro tampas “especiais” e cinco escudos por um poster da coleção da Coca-Cola. Nunca pareceu tão divertido colar posters pelas salas e foi assim que a Coca-Cola deu mais vida às casas dos seus fãs. 

1979

 A Coca-Cola espalhou felicidade com a campanha “Uma Coca-Cola e um sorriso”, onde celebra os momentos de verão e as alegrias que deles sucedem. Em qualquer momento e em qualquer altura do dia, seja a apanhar sol na toalha, à beira mar, na esplanada ou a fazer surf, a Coca-Cola vem sempre acompanhada de um brinde e um sorriso.

1982

 Reza a história que a relação entre índios e cowboys foi sempre atribulada. No entanto, nunca pareceram tão próximos como nesta campanha da Coca-Cola, onde colocam as suas diferenças de lado quando descobrem os poderes refrescantes da bebida. A campanha “Coca-Cola é que é” demonstra que “sempre que se querem refrescar” ou “sempre que querem um sabor sem igual”, Coca-Cola é a bebida de eleição.

1984

 A Coca-Cola foi a bebida oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984 e quis aproveitar a ocasião para comemorar com os seus fãs através do concurso “Sam e os Jogos Olímpicos”, que oferecia prémios “olímpicos” a quem encontrasse o cromo válido para o sorteio (disponível no interior da garrafa de litro). Prémio maior ganhou Carlos Lopes: a primeira medalha de ouro para Portugal nas Olimpíadas.

1986

 Em 1986 foi ano de Mundial de Futebol no México. Coca-Cola esteve presente e quis viver o momento com os seus fãs através da atribuição de milhares de prémios sensacionais e garantiu que todos tivessem uma recordação: uma coleção de campeões do Mundial 86.

1987

 O Pai Natal, como todos nós sabemos, é uma figura central da relação da Coca-Cola com o Natal e trouxe sempre para esta quadra a magia e a felicidade próprias da marca. Em 1987, o velhinho barbudo surgiu nos ecrãs das TV’s portuguesas com mais um anúncio muito especial. 

1988

 E se existisse uma alternativa de Coca-Cola sem calorias? Em 1988 a Coca-Cola lançou, em Portugal, a diet Coca-Cola, com apenas uma caloria e sem açúcar, capaz de satisfazer os desejos de quem se preocupa com a ingestão calórica, mas que não dispensa o sabor único da bebida.

1990

 Os anos 90 nunca celebraram tanto a Música e a Coca-Cola deu gás a essa euforia numa mítica campanha. A cantora Nucha interpretou a emblemática canção “Sensação de Viver” que colocou uma década inteira a cantar e que deu vida à campanha publicitária de lançamento do slogan com o mesmo nome. Neste anúncio protagonista é Mike, o cão, que partilha a sensação de uma Coca-Cola com o seu melhor amigo. 

1991 

 Em 1991, foi a primeira vez que uma seleção europeia, Portugal, conquistou um troféu do Campeonato Mundial de Juniores pela segunda vez. A Coca-Cola quis comemorar a paixão pelo futebol e saudou Portugal pela vitória.

1996

 A Coca-Cola, com o famoso Urso Polar, protagonizou uma memorável campanha para os Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta. O Urso continuou a ser protagonista de campanhas olímpicas e será utilizado novamente em 2016. 

2007

 Mais feliz, positiva e refrescante, a Coca-Cola lançou um filme “Fábrica da Felicidade” que conta as aventuras dos trabalhadores do mundo mágico em busca da fonte da Coca-Cola. O filme ilustra o “espírito daquilo que é viver no lado Coca-Cola da vida” – um espírito alegre e otimista. 

2011

 No ano em que celebrou os seus 125 anos, a Coca-Cola quis mostrar a todos nós que há razões para acreditar num mundo melhor. O anúncio foi um sucesso e durante muito tempo andámos a cantarolar a melodia “Betterworld” dos Oasis.