Até hoje, todas as variedades da família Coca-Cola funcionavam como marcas independentes, o que se refletiu tanto no design das embalagens como na publicidade. A partir de agora, como parte da estratégia inovadora de “marca única”, todas as variantes – Coca-Cola Sabor Original, Coca-Cola Zero Açúcar, Coca-Cola Light, Coca-Cola Sem Cafeína e Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína – estão integradas numa mesma identidade visual e de comunicação.

E o que isto significa? O que vai mudar e o que vai permanecer igual? Para esclarecer essas e outras questões, preparámos um breve guia para te ajudar a entender este grande marco na história da Coca-Cola.

Mudam as embalagens?

A transformação mais visível da estratégia é nada mais nada menos que o design das embalagens. Agora, todas as latas e garrafas têm em comum o disco vermelho, baseado na icónica marca original de Coca-Cola.

Então, como se vão diferenciar as variantes de Coca-Cola? Embora todas as novas latas partilhem o disco vermelho, cada variante tem a cor correspondente para que o consumidor consiga identificar a opção que mais lhe agrada ou que melhor se adequa ao seu estilo de vida. Por exemplo, a Coca-Cola sabor Original (vermelho), Coca-Cola Zero Açúcar (preto) Coca-Cola Light (prateado) e Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína (dourado). No caso das garrafas, o fator diferenciador está nas caricas e na serigrafia no produto e nos rótulos de garrafas de plástico PET.

Além disso, estão incluídos descritivos (por exemplo, “zero açúcar”), para que o consumidor consiga diferenciar as várias opções disponíveis. Além de facilitar a escolha do consumidor, a estratégia reforça o compromisso da Coca-Cola para desenvolver versões sem açúcar.

Nas palavras do Chief Marketing Officer da The Coca-Cola Company, Marcos de Quinto, “antes, as marcas eram lançadas de forma independente e com personalidades distintas. Agora, todas as variantes da Coca-Cola são apresentadas através de uma só marca e um só valor, por isso, dizemos que a Coca-Cola é para todos.”

Unificar todas as marcas da família Coca-Cola através das embalagens é um marco na história dos 130 anos da Companhia!

“Quando se aplica em todas as embalagens e ao mais ínfimo pormenor, esta nova abordagem converte-se numa linguagem de design global que torna a marca histórica de uma forma contemporânea e simples”, observou o vice-presidente de Design Global da The Coca-Cola Company, James Sommerville.

Mudam as bebidas?

O sabor mantém-se: a tua Coca-Cola preferida mantém a mesma composição, o que ocorre é que agora a Coca-Cola Sabor Original, Coca-Cola Zero Açúcar, Coca-Cola Light, Coca-Cola Sem Cafeína e Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína são apresentadas sob a marca original de Coca-Cola. Vais ver novas latas e garrafas e vais poder desfrutar do sabor de sempre.

Muda a publicidade?

Sim, com a nova estratégia de “marca única” também se unifica a comunicação dos vários produtos, como já pudeste comprovar em “Taste the Feeling”, a primeira campanha global a pôr em prática a nova abordagem de marketing da Coca-Cola.

Se antes diferenciávamos a publicidade e o merchandising de cada uma das marcas, agora é possível ver a marca Coca-Cola unida com todas as suas variantes.

Para mais informações sobre a Coca-Cola, por favor visite www.cocacola.pt