A Coca-Cola não teria já celebrado 130 anos de história se não se soubesse adaptar aos gostos e aos estilos de vida dos consumidores. Agora volta a reinventar-se e a ser mais Coca-Cola que nunca ao unificar todas as variantes da família Coca-Cola numa só marca.

Pela primeira vez, Coca-Cola Sabor Original, Coca-Cola Zero Açúcar, Coca-Cola Light, Coca-Cola Sem Cafeína e Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína partilham a mesma identidade e comunicação. Assim, há um design original para cada uma das variedades, com um grande disco vermelho como protagonista, e detalhes de cor para identificar facilmente cada variedade de bebida.

Esta estratégia inovadora, que faz parte da campanha global Taste the Feeling, é muito mais do que uma reformulação das embalagens: é, acima de tudo, uma profunda mudança na forma como a Coca-Cola comunica. Até ao momento, cada uma das variedades correspondia a uma marca distinta com os seus próprios atributos e valores que se materializavam através de anúncios, cartazes ou merchandising diferentes. A partir de agora, Coca-Cola afasta-se do modelo de múltiplas campanhas de marca, para uma única campanha que celebra tanto o produto como a marca.

O produto no centro, para celebrar o simples prazer de beber uma Coca-Cola

O produto é o protagonista nesta estratégia de “marca única”, que celebra a experiência e o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola. “Decidimos regressar à nossa essência e centralizar o nosso produto”, disse o Chief Marketing Officer da The Coca-Cola Company, Marcos de Quinto, que abraçou o projeto. “Mais do que nunca, nós reconhecemos que as pessoas querem a sua Coca-Cola de diferentes maneiras, mas seja qual for a variedade, querem a marca Coca-Cola: o seu grande sabor e poder revitalizante e refrescante.”

Segundo explica Marcos de Quinto, “através desta estratégia passamos de um enfoque com campanhas diferenciadas para cada marca a uma única e icónica campanha que integra tanto a marca como o produto. Esta mudança vai definir o percurso para a Coca-Cola e levar a que continue a crescer fortemente e a conquistar consumidores do presente e do futuro.”

Facilitar a escolha das variedades de Coca-Cola por parte do consumidor

Além de colocar o produto no centro, a nova abordagem reforça o compromisso da Coca-Cola para desenvolver versões sem açúcar e facilitar a escolha do consumidor. “A Coca-Cola devia tornar-se numa única marca que engloba as diferentes variedades, não só para estender os valores emblemáticos, como para facilitar a escolha de cada variante por parte do consumidor, segundo os seus gostos, alimentação diária e estilo de vida”, afirma a diretora de Marketing da Coca-Cola Iberia, Esther Morillas.

A estratégia foi desenvolvida em Espanha e foi lançada pela primeira vez no país vizinho em 2015. Após o sucesso, em Espanha, a Coca-Cola decidiu exportar o projeto para todos os mercados (mais de 200 países) e agora chega a vez de Portugal.

Uma evolução, uma viagem ao futuro, que ao mesmo tempo volta às origens. O que não muda é a composição da Coca-Cola: o objetivo da estratégia de “marca única” passa por desfrutar do sabor de sempre de Coca-Cola, com a opção de escolha da variedade que mais se adequa a ti (agora melhor que nunca).

Para mais informações sobre a Coca-Cola, por favor visite www.cocacola.pt