Quando se ouve falar em escritórios modernos, amplos e inovadores, toda a gente pensa no Google, na Apple, no Facebook ou em qualquer outra empresa tecnológica de Sillicon Valley. Mas durante anos, a Coca-Cola centrou grande parte dos seus esforços em criar uma rede de escritórios em todo o mundo, que são muito mais do que um simples local para trabalhar. Na verdade, os espaços foram criados para que as pessoas que se sintam em casa, que se inspirem a cada minuto e despertem a sua criatividade.

Atlanta

Atualmente, a Coca-Cola está a renovar a sua sede em Atlanta, onde emprega mais de 4.700 trabalhadores. O escritório conta agora com espaços coworking (isto é, open spaces que dão a possibilidade de se trabalhar em equipa), três centros de conferência, cafés e restaurantes. No exterior, tem até dois hectares de zonas verdes, que são complementados por uma área de fitness e consultas de fisioterapia. 

Madrid

E o que acontece aos escritórios para além da sede? Estão a ser transformados, também, claro! Os escritórios da Coca-Cola em Madrid, por exemplo, estão a ser renovados seguindo o mesmo princípio de trabalho de equipa – espaços abertos e áreas de lazer que deixam a criatividade fluir.

Atualmente, já foi inaugurada a nova sala de jantar e o novo bar (sim, há um bar nos escritórios da Coca-Cola – nem poderia ser de outra maneira!) que foram concebidos pelo estúdio de design Stone Designs, que reconhecem não só a singularidade da Coca-Cola, como a de cada um dos seus trabalhadores, oferecendo uma gama de espaços para realizar uma reunião mais informal, desfrutar de uma refeição agradável, ou apenas relaxar.

Londres

Desenhadas pelo estúdio de arquitetura MoreySmith, os escritórios da Coca-Cola em Londres situam-se num edifício de estilo barroco Edwardiano de princípios do século XX, que manteve a parede central, que funciona como eixo.

O que a maioria dos trabalhadores aprecia é, sem dúvida, o bar que se situa no último piso, e que graças ao seu terraço permite aproveitar cada rio de sol que foge por entre as nuvens do céu londrino.

Rio de Janeiro

Os escritórios da Coca-Cola no Rio de Janeiro falam por si só, pois estão localizados num edifício na praia de Botafogo. O melhor é que se pode observar, pelas janelas, a grandeza do Pão de Açúcar e a beleza e magnitude da Baía de Guanabara. 

Bogotá

Moderno, espaçoso e luminoso, mas sem esquecer as raízes colombianas. Assim são os escritórios da Coca-Cola em Bogotá, que incluem detalhes como um pequeno camião de entregas, uma antiguidade valiosa que preside o hall de entrada da zona de cafetaria.

Paris

Os escritórios da Coca-Cola em Paris são radiosamente modernos – quase que se pode dizer futuristas – mas com um traço retro que nos transporta à forma como imaginamos o futuro em meados do século XX.

Sidney

É num edifício de vidro de 21 andares, anteriormente conhecido como The Ark, que se localizam os escritórios da Coca-Cola, atualmente denominados Coca-Cola Place. Desenhado pela firma de arquitetura Rice Daubney, ganhou um grande número de prémios desde 2010, e até recebeu a acreditação Green Star (o máximo) pela sua sustentabilidade.

Trata-se de uns escritórios modernos e luminosos, onde a tecnologia desempenha um papel crucial a partir do qual é possível desfrutar de uma vista magnífica sobre a Sydney Harbour Bridge, uma das obras de engenharia mais reconhecidas da cidade. 

Berlim

Localizado nas margens do Rio Spree, no leste da cidade, e muito perto da Galeria do Lado Leste, os escritórios da Coca-Cola em Berlim têm o vermelho como peça central. No interior, as magníficas paisagens sobre o rio são aproveitadas para criar um espaço luminoso e agradável.

Copenhaga

A norte de Copenhaga, os escritórios da Coca-Cola na Dinamarca são ao lado do canal que separa o Mar Báltico do Mar do Norte. No interior, uma escada em espiral que traz um toque especial para os escritórios em que, logicamente, o estilo nórdico predomina. 

Shanghai

Existem vários elementos que podem ser destacados acerca dos escritórios da Coca-Cola em Shanghai, como a sua grande entrada de altura dupla. Mas são as zonas destinadas à prática de desporto que merecem mais destaque, como o hóquei em campo!

Nairobi

No sudoeste de Nairobi encontramos os escritórios da Coca-Cola em África Central e Oriental, um magnífico edifício em forma de lua quarto crescente.

Aqui estão alguns dos escritórios mais inovadores da Coca-Cola no mundo! O seu objetivo é que os mais de 123.000 trabalhadores possam disfrutar de um local de trabalho mais tranquilo, com espaços que lhes permitem relaxar e sociabilizar. Só assim a Coca-Cola acredita que é possível criar um ambiente adequado para cultivar a criatividade.