Andy Warhol representou pela primeira vez as imagens icónicas da Coca-Cola na década de 1960, quando criou telas de tamanho humano da garrafa contour. Warhol ainda não era um artista famoso, e essas foram algumas das suas primeiras imagens de inspiração pop. Encontrava-se a trabalhar há uma década como designer de publicidade na Madison Avenue, criando ilustrações para acompanhar artigos em revistas de moda femininas como a Harper’s Bazaar.

Porém, Warhol queria entrar no mundo dos “verdadeiros artistas”. Sonhava em ter as suas próprias obras de arte nas galerias de Nova Iorque. Naturalmente, quando queria transitar de ilustrações para pinturas a óleo, utilizava objetos com os quais estava mais familiarizado: produtos de consumo como a Coca-Cola, que costumava beber, e a sopa de Campbell, que comia todos os dias para o almoço.

Dez anos depois de ter assumido pela primeira vez a garrafa de Coca-Cola como a sua musa, incluiu a sua admiração pela natureza democrática da Coca-Cola no seu icónico livro de reflexões The Philosophy of Andy Warhol: (From A to B and Back Again)​.

“O que é incrível neste país é que a América começou a tradição onde os consumidores mais ricos compram essencialmente as mesmas coisas que os mais pobres… Todas as Coca-Colas são a mesma e todas as Coca-Colas são iguais. Liz Taylor sabe isso, o Presidente sabe, o sem-abrigo sabe, e tu sabes.” (Warhol, Andy. he Philosophy of Andy Warhol: From A to B and Back Again​. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1975,​ pg. 100)

Warhol criou várias obras de arte originais para algumas capas da revista TIME ao longo dos anos. Dado o sucesso desta comissão, Warhol foi convidado pela revista para criar uma imagem da New Coke em 1985, ajustado para estar na capa de junho apenas alguns meses após o lançamento inicial do produto em abril.

O artista discutiu o anúncio controverso do lançamento de New Coke com o seu biógrafo Pat Hackett:

Quarta-feira, 24 de abril de 1985. A grande notícia na TV é que a Coca-Cola está a mudar a sua fórmula. Por que razão fariam isso? Não faz sentido. Poderiam ter inventado outro produto e deixar a Coca-Cola em paz. Parece loucura. E todos os programas de TV parecem gostar disso, já que estão a fazer histórias de pessoas sentadas em torno de testes de sabor.” (Warhol, Andy, and Pat Hackett. ​The Andy Warhol Diaries​. 1989,​ pg. 1903)

Warhol refletiu sobre o lançamento de New Coke no dia 24 e, apenas cinco dias depois, anota nos seus diários que o anúncio televisivo que ele gravou para a Diet Coke com o slogan “Just for the Taste of It” tinha sido visto por amigos e na qual tinha sido proeminentemente destacado.

Copyright: The Andy Warhol Foundation
Copyright: The Andy Warhol Foundation

Os arquivos que estão no The Warhol Museum em Pittsburgh contêm um convite que Warhol recebeu para experimentar a New Coke no moderno Limelight Club a 20 de agosto de 1985. O artista também recebera uma caixa da The Coca-Cola Bottling Company de Nova Iorque que continha um six-pack de New Coke.

Quando contactado pela TIME para criar a imagem de cobertura da New Coke, Warhol decidiu usar a bebida em si, e derramou (literalmente…!) a New Coke em papel para criar uma formação de lágrima do “derrame de Coca-Cola”. Este derrame foi trabalhado de uma maneira mais cuidadosa, e Andy tinha realizado vários esboços em grafite. Como evidência dos desenhos que Warhol completou, decidiu finalmente ir com um esboço Pop da New Coke que enfatizava a sua qualidade de lágrima e associava a “novidade” de New Coke com uma bebida que refrescava a sede.

Copyright: The Andy Warhol Foundation
Copyright: The Andy Warhol Foundation

Após ter sido capaz de recriar o efeito “Coke Spill”, tirou fotografias Polaroids da lata e do derrame e transformou a fotografia escolhida em tela de malha para o projeto da capa final. Warhol adicionou tinta na sua assinatura brilhante de cores Pop para a tela, utilizando o clássico vermelho, branco e azul da paleta de cores americanas para a lata da New Coke.

Copyright: The Andy Warhol Foundation
Copyright: The Andy Warhol Foundation

TIME, em instância, não executou a capa prevista para junho de 1985 com a descrição de Warhol da New Coke, já que a Coca-Cola tinha anunciado que a fórmula Original voltaria a 10 de julho de 1985. Uma “edição especial” da TIME foi publicada mais tarde como uma fotografia de uma lata de New Coke com um “X” no meio, significando o desaparecimento da marca de curta duração.